Notícias

Seminário homenageia CPP pelos 50 anos de fundação

31-07-2018
Fonte: 

Regional CPP Nordeste

O 23º Seminário Profetas na Base realizado entre os dias 20 e 22 deste mês, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, em Macau (RN), foi palco de uma Seminário Profetas na Base - RNhomenagem ao Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) pelos seus 50 anos de fundação. Realizado pela Comissão de Justiça e Paz de Macau, pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Macau e pela Rede SAR da Arquidiocese de Natal, o encontro refletiu sobre “O papel do leigo na igreja e na construção da democracia da paz”. O tema faz parte do ano em que a Santa Sé celebra a presença e o papel do leigo na igreja católica para a superação da violência e por uma nova cultura de paz.

Em torno de 250 pessoas participaram do evento que reuniu pescadores artesanais, agricultores familiares, indígenas, professores, pesquisadores, estudantes e integrantes de pastorais sociais: CPP, CPT, PJ, PJR, PJMP, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, dentre outras. Os participantes eram provenientes dos municípios de Canguaretama, Parnamirim, Nísia Floresta, Natal, Touros, Ceará Mirim, São Gonçalo, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, João Câmara, Carnaubais, Pendencia, Macau e outros. 

HOMENAGEM – O CPP foi homenageado no evento pela importância da sua atuação, no Rio Grande do Norte, sobretudo na Paróquia de Macau, onde apoia os pescadores artesanais no enfrentamento ao latifúndio e poderio das empresas salineiras da região. “Sua presença e contribuição têm sido de primordial importância para o fortalecimento das lutas locais e o enfrentamento ao agro e hidro negócio na região”, comenta o agente social do CPP-NE, Severino Santos.

Ao longo dos últimos 50 anos de vida do CPP, alguns lutadores do povo tombaram nos confrontos e na resistência. A eles foram rendidas as homenagens: Sebastião Andrade (pescador e agricultor da comunidade do Rosado); Manoel Costa (pescador artesanal de Macau) e Silvio Martins, também conhecido como “Silvio Sardinha” (pescador da RDS Ponta do Tubarão).

DEBATES – As temáticas apresentadas e debatidas em plenárias incluíram o papel do laicato na igreja e na construção da democracia e da paz; a missão do leigo na superação da violência por uma cultura de paz, além das eleições 2018 e a necessidade da retomada do estado democrático de direito no Brasil.

Seminário Profetas na Base - RNTambém foram realizadas oficinas sobre extermínios das juventudes, violência contra a mulher, nas escolas, contra o planeta, virtual (fake news), bem como violência contra a democracia e o estado de direito e violência no mundo do trabalho (campo, água e cidade). 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo relacionado