Notícias

Presidente do CPP divulga mensagem em defesa dos quilombolas de Alcântara, no Maranhão

30-03-2020
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP | Fotos: Ingrid Campos| Foto 2: Conaq

D. José Valdeci Mendes, bispo de Brejo (MA) e presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores divulgou mensagem em defesa dos quilombolas de Alcântara, no Maranhão, que receberam na última sexta-feira (27), uma resolução de remoção do governo federal, publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional. As comunidades serão removidas da localidade em meio à pandemia do coronavírus. A área ocupada pelas famílias será utilizada para expandir o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um convênio que Jair Bolsonaro já firmou com os Estados Unidos.

Confiram o texto logo abaixo!

 


"Eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim, mesmo que morra, viverá."(jo, 11, 25).

Meus irmãos e irmãs, a confiança no Deus que nos tira da morte, tem sua plenitude em nosso Senhor Jesus Cristo, isto transparece para nós na atitude de Jesus diante da morte de seu amigo Lázaro, devolvendo-lhe a vida. O mundo está diante de uma pandemia provocada pelo Coronavírus; essa situação desastrosa nos depara com outras situações de morte: comunidades sem nenhuma infraestrutura, uma grande população na rua sem opção de onde morar; grande índice de tuberculose; hospitais abandonados. É inconcebível que em meio a dores e sofrimentos, comunidades quilombolas em Alcântara, tenham recebido comunicado de resolução para serem deslocadas, para dar espaço ao programa espacial.

São estas e tantas outras situações que requererem atitudes de responsabilidades permanentes em defesa da vida. Precisamos de pessoas corajosas como Marta para dizer: "Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias."(jo, 11,39). O que cheira mal em nossa sociedade? Irmãos e irmãs, a nossa confiança está em Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele é o enviado do Pai, Ele é capaz de mudar nossa vida e nossas histórias, precisamos acreditar. Ele nos tira de situação de morte, a sua presença nos tira as amarras e nos traz à vida : "Lázaro, venha para fora!"(jo, 11, 43).

Meus Irmãos e minhas irmãs, diante de tantos desafios, como povo de Deus, somos chamados por nosso Senhor Jesus Cristo para um mutirão pela vida para tirar todos obstáculos que nos impedem de viver, "desatai-o e deixai-o caminhar"(jo, 11, 44). Esta é a nossa missão, caminhar na solidariedade, na fraternidade, em espírito de comunhão. Que Deus vos abençoe e vos proteja! Saúde e paz!

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado