Notícias

CPP Minas Gerais celebra os 50 anos da pastoral já em contagem regressiva para o Congresso

10-04-2019
Fonte: 

CPP MG/ES

                            CPP MG/ES celebra 50 anos da Pastoral

No dia 6 de abril, foi a vez do regional do CPP Minas Gerais e Espírito Santo festejar o cinquentenário da pastoral, na cidade de Montes Claros (MG). As comemorações tiveram a participação de lideranças e representantes de comunidades de 12 municípios de atuação do CPP, que se reuniram no centro de formação das Irmãs da Sagrada Família, na cidade do norte mineiro. 

Durante a programação da celebração, também foi realizada mais uma das etapas das Oficinas de Formação dos juristas populares, uma atividade que vem acontecendo de maneira processual com as comunidades pesqueiras de Minas Gerais, desde 2014 e que nessa edição contou com a participação da Assessora Jurídica do CPP Nacional, Erina Batista. 

Fez parte do evento, a exibição do filme “SAÚDE! VELHO CHICO”, lançado pela FioCruz e que foi gravado com as comunidades do rio São Francisco, entre o norte do estado de Minas Gerais até a cidade de Juazeiro, na Bahia.

Dia 6,  houve uma missa festiva na Catedral da Arquidiocese de Montes Claros, com todos os participantes das oficinas, convidados das pastorais e parceiros locais.  Celebrada pelo arcebispo Dom João Justino, a missa contou também com falas da Secretária-executiva do CPP regional Minas Gerais e Espírito Santo, Irmã Neusa Francisco, que falou da pastoral e do significado de celebrar ali o Jubileu do CPP.

Durante a noite houve um jantar de confraternização seguido de forró e rodas de batuque. O evento terminou com a celebração de envio das lideranças que seguiram em missão para a visita solidária à Brumadinho e aos rios Paraopeba e São Francisco.

 

Conteúdo relacionado